terça-feira, 15 de outubro de 2013

Para viver num mundo melhor ...



1. Diga bom dia.  Boa tarde. Boa noite. Não tira pedaço e não dá sapinho.
2. E obrigada, por favor, com licença. Vale também dentro da boate lotada e barulhenta.
3. Responda a e-mails, retorne ligações e agradeça convites ou presentes.
4. Ligue – no telefone fixo ou no celular – somente depois das 9 da manha e até às 22 horas.
5. Trate bem empregados e prestadores de serviço – de qualquer nível hierárquico, sociocultural, orientação sexual, convicção religiosa, torça a pessoa para o Santos ou para o Flamengo.
6. Só adicione conhecidos no Facebook. E apenas chame no chat se tiver intimidade.
7. Nunca enfie o pé na jaca na happy hour da firma – meio caminho para falar mal do chefe. Ou vomitar nele. Ou dormir com ele.
8. Não pergunte quanto custou a bolsa Prada da amiga. Nem faça cara de inveja ao ver o carro novo de outra. Muito menos solte a pérola “Nossa, está ganhando um dinheirão, hein?”
9. Só entre num lugar depois que a outra pessoa sair. Vale para elevadores, transporte público e relacionamentos com homens comprometidos.
10. Divida a conta em partes iguais em vez de contar os centavos no bar ou no restaurante. Sabe o ditado “Sentou, sorriu, a conta dividiu”?
11. Não peça roupa ou objetos emprestados a outra pessoa. Só vale se for daquelas amigas unha e carne.
12. E jamais devolva a roupa suja, manchada, cheirando cê-cê. Mande para a lavanderia, entregue com uma caixa bem linda de chocolates – e omita a informação de que rolou com ele no gramado da festa com um boy magia.
13. Nunca conte piada em velório. Nem ria de uma.
14. Entre no elevador e cumprimente os ocupantes. Sim, é uma ótima situação para exercitar o bom-dia, o boa-tarde, o boa-noite. Se for o George Clooney, ainda dá para arriscar um “boa sorte”.
15. Coma de boca fechada. Fale de boca vazia. É, a vida está corrida, mas, por mais versátil que você seja, essa é uma situação em que não dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo.
16. Lembre-se de que apenas você acha normal tratar seu bicho de estimação como gente. Não espere que o mundo faça o mesmo.
17. Respeite o lugar de idosos no metrô ou ônibus. E as vagas de carro para portadores de deficiência. Não falsifique carteirinha de estudante.
18. Por mais que a vontade mande, nunca ligue de meia em meia hora para saber onde
o namorado está. Não peça a senha do e-mail e das redes sociais dele. Nem fuce no celular do moço.
19. Não desmarque compromissos em cima da hora. Pode ser uma consulta com o dermatologista ou uma visita à avó. Comprometimento e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
20. Use o banheiro da dona da festa apenas para fazer xixi – não para dar um refresh na aparência com o make e o perfume dela…
22. Sempre dê seta para mudar de pista. Nunca pare em fila dupla. Nem em cima da faixa. Não buzine. E muito menos avance em cima dos pedestres.
23. Dê bronca no sem-noção que jogou lixo pela janela do carro. Ou no que grudou chiclete embaixo da mesa (mesmo que você já tenha feito isso). Ou aquele que deixou a bituca de cigarro no chão… Pior, na praia. Aliás, por que as pessoas ainda fumam?
24. Só leve companhia a uma festa se avisar o anfitrião. Aparecer na casa de amigos sem ser convidado também não rola. E sem nem levar um lambrusco… lambrusco é
dureza, hein?!
25. Fique longe do palito de dente se estiver à mesa. Até Gina Indelicada só usa dentro do banheiro. E no escuro, como bem aconselhou Danuza Leão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário